Por quê??? Uma forma simples de usar os 5 porquês

 

Essa é uma simples dica para você fazer para tentar solucionar seus problemas sem ficar apagando incêndio.

Percebo que muitas organizações tentam reparar seus problemas muito de forma superficial, o que chamamos popularmente de “apagar incêndios”. Acontece um problema ela corrige o problema de imediato, mas não identifica o que o gerou de fato em sua causa raiz.

Portanto, uma dica valiosa vai ser se remeter a infância. Quem nunca se deparou com uma criança perguntando: Mas, por quê isso???, mas, por quê aquilo??? Até ela ficar satisfeita de fato com as respostas. As organizações também devem ter esse “espírito do questionamento” para identificar o que de fato gerou aquele problema.

Eis que lhes apresento os “5 PORQUÊS”. Esta que foi uma ferramenta desenvolvida e aprimorada pela automotiva Toyota para identificar as causas-raiz das suas situações. É uma ferramenta muito usada nas empresas que promovem a qualidade total e melhoria contínua.

Esta técnica japonesa afirma que:

·         No primeiro porquê, encontra-se um sintoma;

·         No segundo porquê, encontra-se uma desculpa;

·         No terceiro porquê, encontra-se um culpado;

·         No quarto porquê, encontra-se uma causa;

·         No quinto porquê, encontra-se a raiz;

Vejamos com um exemplo prático para que possamos entender melhor:

SITUAÇÃO: Atraso nas entregas

1)      Por que está tendo atrasos?

R.: Porque o material não sai da empresa na data prevista.

       2)    Por que o material não sai na data prevista?

R.: Poque a produção está atrasada.

       3)    Por que a produção está atrasada?

R.: Porque a produção ficou ociosa um determinado tempo.

      4)    Por que a produção ficou ociosa?

R.: Porque o fornecedor X não entregou a matéria prima no tempo solicitado.

      5)    Por que o fornecedor X não entregou a matéria prima?

R.: Porque o fornecedor X não tem capacidade de entregar o solicitado pela empresa.

Vejamos que neste caso se tivéssemos feito uma análise superficial, poderíamos responsabilizar a produção por não ter produzido, porém identificando melhor a causa raiz é que o fornecedor não tem capacidade de entregar a matéria prima, portanto, o problema que deve ser atacado é a procura de um novo fornecedor.

É importante salientar que não necessariamente precisa perguntar exatamente 5 vezes. É perguntar até que se encontra a causa raiz do problema. Cinco é uma média desenvolvida como um número ideal.

E aí, já se perguntou o porquê hoje?

Bernardo Barragat

 

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