Os 6 E's do desempenho
Fala, Galera!
Hoje vamos falar sobre um conceito que deixa muitas dúvidas
nas pessoas: Os 6 E’s do desempenho.
Antes de falarmos sobre eles, precisamos saber que:
DESEMPENHO = ESFORÇOS + RESULTADOS
Assim, os indicadores podem ser classificados em duas
dimensões, e cada dimensão tem os 3 E’s de desempenho.
As dimensões são:
è
Dimensão de Resultado
·
Eficiência;
·
Eficácia;
·
Efetividade.
è
Dimensão de Esforços
·
Economicidade;
·
Excelência;
·
Execução.
Visto isto, vamos especificar cada um dos 6 E’s.
1) Eficiência
É a relação entre produtos e serviços gerados com os insumos
utilizados. É um conceito ligado a produtividade.
Como ultimamente nosso país ficou em evidência por causa da
febre amarela, vamos tomar como exemplo este caso.
Ex.: Custo por vacina na campanha de vacinação. Ou seja, é
fazer mais com menos. É agir de acordo com as normas e regras.
2) Eficácia
É a quantidade e qualidade dos produtos entregues ao
usuário. É atingida quando s objetivos fixados em produtos são atingidos.
Ex.: Meta de vacinação na campanha. Isto quer dizer que para
você ter eficácia você deve ter conseguido vacinar o que foi objetivado.
3) Efetividade
São os impactos gerados pelos resultados de produtos,
serviços, processos e projetos. É o conceito ligado ao valor agregado. É a
dimensão mais ligada a missão organizacional.
Para este caso, os indicadores são mais difíceis de serem
mensurados.
Ex.: Nível de contaminação anual (por exemplo, pessoas com
maiores de 65 anos que foram vacinadas) como consequência de uma campanha de
vacinação. Portanto, caso a meta seja haver uma contaminação em 1% desta faixa
etária e a campanha obteve 2%, isto quer dizer que você não foi efetivo.
4) Economicidade
Dimensão ligada à obtenção e uso de recursos com o menor
custo possível, logicamente mantendo os níveis de qualidade e quantidade
exigidas.
Ex.: Preços pagos pela campanha de vacinação em relação aos
preços do mercado.
5) Excelência
Refere-se à conformidade de critérios e padrões de
qualidade/excelência para os processos, atividades e projetos. Passa-se por
toda a organização.
Ex.: Indicadores de excelência em gestão.
6) Execução
Refere-se a realização dos processos, projetos e
planos conforme o estabelecido. É o acompanhamento de execução em relação ao
previsto.
Ex.: Simples. A pergunta é: Cumpriu o cronograma? Se sim,
está executando bem.
Confesso que os E’s do desempenho podem nos confundir. Faço
uma observação que muitas
pessoas acham que se uma organização é eficaz ela é eficiente. Engano. Uma organização pode ser eficaz sem ser eficiente. Para que você seja eficaz basta você ter atingido uma meta, e não necessariamente tenha usado bem os recursos.
pessoas acham que se uma organização é eficaz ela é eficiente. Engano. Uma organização pode ser eficaz sem ser eficiente. Para que você seja eficaz basta você ter atingido uma meta, e não necessariamente tenha usado bem os recursos.
Um abraço.
Bernardo Barragat.
Bernardo Barragat você é genial
ResponderExcluirAntes de mais nada obrigado!
Perfeito comprovado e validado o conceito 6 E's do desempenho, permite acrescentar para Gestores 3E;
Estruturar Estimulo Espelhado
O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você
Gratidão
Alceu Brusch Etter
(51)9.9393.9393