Os 6 E's do desempenho


Fala, Galera!

Hoje vamos falar sobre um conceito que deixa muitas dúvidas nas pessoas: Os 6 E’s do desempenho.

Antes de falarmos sobre eles, precisamos saber que:

DESEMPENHO = ESFORÇOS + RESULTADOS

Assim, os indicadores podem ser classificados em duas dimensões, e cada dimensão tem os 3 E’s de desempenho.

As dimensões são:

è Dimensão de Resultado



·         Eficiência;

·         Eficácia;

·         Efetividade.



è Dimensão de Esforços



·         Economicidade;

·         Excelência;

·         Execução.

Visto isto, vamos especificar cada um dos 6 E’s.

1)      Eficiência

É a relação entre produtos e serviços gerados com os insumos utilizados. É um conceito ligado a produtividade.

Como ultimamente nosso país ficou em evidência por causa da febre amarela, vamos tomar como exemplo este caso.

Ex.: Custo por vacina na campanha de vacinação. Ou seja, é fazer mais com menos. É agir de acordo com as normas e regras.

2)      Eficácia

É a quantidade e qualidade dos produtos entregues ao usuário. É atingida quando s objetivos fixados em produtos são atingidos.

Ex.: Meta de vacinação na campanha. Isto quer dizer que para você ter eficácia você deve ter conseguido vacinar o que foi objetivado.

3)      Efetividade

São os impactos gerados pelos resultados de produtos, serviços, processos e projetos. É o conceito ligado ao valor agregado. É a dimensão mais ligada a missão organizacional.

Para este caso, os indicadores são mais difíceis de serem mensurados.

Ex.: Nível de contaminação anual (por exemplo, pessoas com maiores de 65 anos que foram vacinadas) como consequência de uma campanha de vacinação. Portanto, caso a meta seja haver uma contaminação em 1% desta faixa etária e a campanha obteve 2%, isto quer dizer que você não foi efetivo.

4)      Economicidade

Dimensão ligada à obtenção e uso de recursos com o menor custo possível, logicamente mantendo os níveis de qualidade e quantidade exigidas.

Ex.: Preços pagos pela campanha de vacinação em relação aos preços do mercado.

5)      Excelência

Refere-se à conformidade de critérios e padrões de qualidade/excelência para os processos, atividades e projetos. Passa-se por toda a organização.

Ex.: Indicadores de excelência em gestão.

6)      Execução

Refere-se a realização dos processos, projetos e planos conforme o estabelecido. É o acompanhamento de execução em relação ao previsto.

Ex.: Simples. A pergunta é: Cumpriu o cronograma? Se sim, está executando bem.



Confesso que os E’s do desempenho podem nos confundir. Faço uma observação que muitas
pessoas acham que se uma organização é eficaz ela é eficiente. Engano. Uma organização pode ser eficaz sem ser eficiente. Para que você seja eficaz basta você ter atingido uma meta, e não necessariamente tenha usado bem os recursos.

Um abraço.

Bernardo Barragat.






Comentários

  1. Bernardo Barragat você é genial
    Antes de mais nada obrigado!
    Perfeito comprovado e validado o conceito 6 E's do desempenho, permite acrescentar para Gestores 3E;
    Estruturar Estimulo Espelhado

    O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você

    Gratidão

    Alceu Brusch Etter
    (51)9.9393.9393

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o diagrama de Espinha de Peixe e como pode ser adaptado para seu dia a dia

TAKT TIME – O QUE SIGNIFICA E COMO USAR DE FORMA SIMPLES