Somos lean no dia a dia e nem nos damos conta


Certa vez, em um tradicional almoço de domingo em família, pude observar o quão lean somos e nem percebemos.

Bom, estava na casa do tio da minha namorada e comecei a observar a conversa entre o meu cunhado e o seu tio sobre como não esquecer alguma coisa que você tem que levar.

Meu cunhado chega para o seu tio e diz:

- Tio, sabe como faço para não esquecer o carregador do meu celular? (todo mundo sabe que ficar sem bateria hoje é como se morresse seu “eu cibernético”)

- Como? Perguntou o tio

- Eu o coloco envolta da minha chave do carro, pois não tenho como ir embora de carro sem a chave.

O tio por sua vez contou uma história de como não esquecer uns congelados que tinha que levar para algum lugar e veio com esta proeza:

- Rapaz, eu uma vez tinha que levar uns congelados para um lugar e não podia esquecer de jeito nenhum. Sabe o que eu fiz? Coloquei a chave do carro dentro do freezer, assim sendo não esquecerei os congelados de forma alguma.

Pessoal, isso no sistema lean chama-se POKA-YOKE, ou seja, dispositivo à prova de erros.

Quem nunca colocou um bilhete de um horário de médico na porta da geladeira para não esquecer???

Assim são as indústrias que criam dispositivos a prova de erros (POKA-YOKE), para que um produto não vá defeituoso para o cliente final.

Em síntese, podemos afirmar que somos bastante lean no nosso dia a dia e nem nos damos conta.

Com carinho,

Bernardo Barragat.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o diagrama de Espinha de Peixe e como pode ser adaptado para seu dia a dia

Os 6 E's do desempenho

TAKT TIME – O QUE SIGNIFICA E COMO USAR DE FORMA SIMPLES