UMA HISTÓRIA DE COMO APLICAR AS 8 FORMAS DE DESPERDÍCIO
Maria é uma pequena produtora de
brownies na gelada serra carioca, mais precisamente em Petrópolis, terra de
veraneio da realeza. Devido ao exponencial crescimento da sua marca, dessa
delícia de nome americano, ela precisou se atualizar urgentemente. O lucro não
crescia da mesma forma exponencial da venda e, como Maria não queria aumentar o
valor do seu produto para os lojistas da cidade, ela encontrou no Lean Manufacturing, mais
precisamente nas 8 formas de
desperdícios, como alavancar o lucro do seu produto.
Ela aplicou as 8 formas de desperdício da seguinte forma:
è
Desperdício
de Inventário:
Maria não podia ver uma promoção, ao vê-la comprava uma
quantidade enorme de produtos. Isto fazia com que seu estoque de matéria prima
(MP) fosse altíssimo. Por mais que ela comprasse a MP mais barata, ela comprava
uma quantidade muito maior do que vendia. Além do mais eram produtos cuja
validade é curta. Isto fez com que ela tivesse que jogar muita MP fora por
conta de vencimento.
SACADA: Através destes fatos Maria estipulou que só
compraria MP para um mês de produção. Isto fez com que não houvesse mais perda
por conta do vencimento!
è
Desperdício
de Processo
O brownie de Maria tinha o equivalente a 70g (era o que
constava na embalagem – o que era vendido), no entanto ela não tinha controle
sobre o processo e constantemente seus produtos tinham 80, 90 e até mais de
100g.
SACADA: Com isso a mesma estipulou que seus produtos teriam
uma variação de 70 – 75g. Criou um controle de processos para que não saísse
desta margem. Virou regra!
è
Desperdício
de Espera
Maria tinha dois funcionários para manusear os produtos e os
colocar no forno industrial, porém este forno dava muito problema. Quando
acontecia este problema ela ligava para a autorizada, que faz a manutenção do
forno, para que fosse até o local consertá-lo. Claro que nem sempre eles
estavam disponíveis instantaneamente. O resultado disto é que os funcionários
ficavam esperando o responsável chegar sem ter quase nenhum trabalho pra fazer.
SACADA: Maria passou a não esperar mais o forno quebrar.
Começou a agendar mensalmente, fora do horário de trabalho dos funcionários,
uma manutenção preventiva do forno. Isto fez com que reduzisse
consideravelmente as horas paradas dos colaboradores por espera do rapaz da
manutenção.
è
Desperdício
de Retrabalho
Devido a falta de uma forma nas dimensões exatas dos
produtos, os colaboradores, constantemente, tinham que ficar retrabalhando no
produto depois de cortado manualmente.
SACADA: Ela precisou de pouco dinheiro para investir numa
forma com as dimensões exatas do produto, ganhando tempo e qualidade.
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Despedício
de Movimentação
Os objetos usados pelos colaboradores não tinham nenhuma
padronização de onde eram guardados. EX.: A tesoura uma hora estava em um
lugar, outra hora em outro. Isto fazia com que se perdia muito tempo procurando
um objeto. Além do mais alguns objetos usados diariamente ficavam em outro
cômodo do estabelecimento.
SACADA: Criou-se um 5S para este tipo de organização. Jogou
fora o que não usava mais e o restante cada objeto tem o seu devido lugar e
tudo no mesmo cômodo ganhando bastante agilidade no processo.
è
Despedício
de Superprodução
Como sabemos o brownie é um produto sazonal, ou seja,
vende-se muito mais no inverno que no verão. Além disso o produto estraga mais
rápido no calor ao frio.
Maria por sua vez não tinha muitos dados e sempre se baseava
na venda do melhor mês esperando vender o mesmo ou mais do produto, e com isso
produzia antes. Resultado: Jogava-se muitos produtos fora por se tornarem
obsoletos.
SACADA: Ela estrou em contato com seus clientes, que vendiam
seus produtos, e falou que os iria entregar com no máximo três dias. Com isso,
só passou a produzir produtos que já estavam vendidos.
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Despedício
de Transporte
Maria vendia seus produtos em 15 bairros da cidade, e os
entregava no dia que o cliente solicitava, sem a mínima logística e torrando
gasolina. Tinha dias que ia em todos os bairros. Isto mais de uma vez na
semana!
SACADA: Estipulou os dias que entregaria em cada bairro,
classificando em 3 etapas: Dia 1: 5 bairros próximos. Dia 2: 8 bairros
próximos. Dia 3: 3 bairros próximos a sua residência. Isto gerou uma economia
absurda em combustível.
OBS: Entregas semanais.
è
Despedício
de Pessoas
Um de seus colaboradores, que trabalhava na produção, odiava
fazer trabalhos repetitivos e tinha uma excelente comunicação.
SACADA: Maria o colocou para vender seus produtos nos
clientes. Resultado: Quase duplicaram as vendas, pois o perfil era exatamente o
do rapaz. Com isso ganhou um funcionário engajado e motivado e mais lucro
(óbvio!).
Texto fictício
escrito por Bernardo Barragat
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