UMA HISTÓRIA DE COMO APLICAR AS 8 FORMAS DE DESPERDÍCIO


Maria é uma pequena produtora de brownies na gelada serra carioca, mais precisamente em Petrópolis, terra de veraneio da realeza. Devido ao exponencial crescimento da sua marca, dessa delícia de nome americano, ela precisou se atualizar urgentemente. O lucro não crescia da mesma forma exponencial da venda e, como Maria não queria aumentar o valor do seu produto para os lojistas da cidade, ela encontrou no Lean Manufacturing, mais precisamente nas 8 formas de desperdícios, como alavancar o lucro do seu produto.

Ela aplicou as 8 formas de desperdício da seguinte forma:

è Desperdício de Inventário:

Maria não podia ver uma promoção, ao vê-la comprava uma quantidade enorme de produtos. Isto fazia com que seu estoque de matéria prima (MP) fosse altíssimo. Por mais que ela comprasse a MP mais barata, ela comprava uma quantidade muito maior do que vendia. Além do mais eram produtos cuja validade é curta. Isto fez com que ela tivesse que jogar muita MP fora por conta de vencimento.

SACADA: Através destes fatos Maria estipulou que só compraria MP para um mês de produção. Isto fez com que não houvesse mais perda por conta do vencimento!

è Desperdício de Processo

O brownie de Maria tinha o equivalente a 70g (era o que constava na embalagem – o que era vendido), no entanto ela não tinha controle sobre o processo e constantemente seus produtos tinham 80, 90 e até mais de 100g.

SACADA: Com isso a mesma estipulou que seus produtos teriam uma variação de 70 – 75g. Criou um controle de processos para que não saísse desta margem. Virou regra!

è Desperdício de Espera

Maria tinha dois funcionários para manusear os produtos e os colocar no forno industrial, porém este forno dava muito problema. Quando acontecia este problema ela ligava para a autorizada, que faz a manutenção do forno, para que fosse até o local consertá-lo. Claro que nem sempre eles estavam disponíveis instantaneamente. O resultado disto é que os funcionários ficavam esperando o responsável chegar sem ter quase nenhum trabalho pra fazer.

SACADA: Maria passou a não esperar mais o forno quebrar. Começou a agendar mensalmente, fora do horário de trabalho dos funcionários, uma manutenção preventiva do forno. Isto fez com que reduzisse consideravelmente as horas paradas dos colaboradores por espera do rapaz da manutenção.

è Desperdício de Retrabalho

Devido a falta de uma forma nas dimensões exatas dos produtos, os colaboradores, constantemente, tinham que ficar retrabalhando no produto depois de cortado manualmente.

SACADA: Ela precisou de pouco dinheiro para investir numa forma com as dimensões exatas do produto, ganhando tempo e qualidade.

è Despedício de Movimentação

Os objetos usados pelos colaboradores não tinham nenhuma padronização de onde eram guardados. EX.: A tesoura uma hora estava em um lugar, outra hora em outro. Isto fazia com que se perdia muito tempo procurando um objeto. Além do mais alguns objetos usados diariamente ficavam em outro cômodo do estabelecimento.

SACADA: Criou-se um 5S para este tipo de organização. Jogou fora o que não usava mais e o restante cada objeto tem o seu devido lugar e tudo no mesmo cômodo ganhando bastante agilidade no processo.

è Despedício de Superprodução

Como sabemos o brownie é um produto sazonal, ou seja, vende-se muito mais no inverno que no verão. Além disso o produto estraga mais rápido no calor ao frio.

Maria por sua vez não tinha muitos dados e sempre se baseava na venda do melhor mês esperando vender o mesmo ou mais do produto, e com isso produzia antes. Resultado: Jogava-se muitos produtos fora por se tornarem obsoletos.

SACADA: Ela estrou em contato com seus clientes, que vendiam seus produtos, e falou que os iria entregar com no máximo três dias. Com isso, só passou a produzir produtos que já estavam vendidos.

è Despedício de Transporte

Maria vendia seus produtos em 15 bairros da cidade, e os entregava no dia que o cliente solicitava, sem a mínima logística e torrando gasolina. Tinha dias que ia em todos os bairros. Isto mais de uma vez na semana!

SACADA: Estipulou os dias que entregaria em cada bairro, classificando em 3 etapas: Dia 1: 5 bairros próximos. Dia 2: 8 bairros próximos. Dia 3: 3 bairros próximos a sua residência. Isto gerou uma economia absurda em combustível.

OBS: Entregas semanais.

è Despedício de Pessoas

Um de seus colaboradores, que trabalhava na produção, odiava fazer trabalhos repetitivos e tinha uma excelente comunicação.

SACADA: Maria o colocou para vender seus produtos nos clientes. Resultado: Quase duplicaram as vendas, pois o perfil era exatamente o do rapaz. Com isso ganhou um funcionário engajado e motivado e mais lucro (óbvio!).

Texto fictício escrito por Bernardo Barragat

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