As 5 forças de Porter
Hoje o assunto em questão falará sobre as 5 forças de
Porter, que é um modelo de competividade de mercado. O objetivo é buscar uma
posição defensável contra as forças competitivas ou influenciá-las a seu favor.
Na verdade, é uma visão ampliada sobre concorrência tradicional.
Agora vamos falar sobre cada força:
Força 1: Ameaça de novos entrantes
Caso haja novas empresas no mercado haverá aumento da oferta
e consequentemente diminuição das margens, seja por redução dos preços finais
ou inflação dos custos. O interessante é que a ameaça por si só gera
competição, porque os preços tendem a manter um nível para que não atraia novos
concorrentes. Além disso, pode-se criar barreiras de entrada para retaliar
novos entrantes, diminuindo a ameaça. Podemos enumerar seis barreiras de
entrada. São elas:
·
Economia
de escala: Quanto maior a produção menor o custo unitário.
·
Diferenciação
de produtos/serviços: Consolidar a marca com o consumidor, para que
assim o mesmo não procure a concorrência.
·
Necessidade
de capital: Oferecer produtos e serviços que necessitam de grandes
investimentos.
·
Custo
de mudança: Trata-se do custo que o consumidor incorre em mudar de
fornecedor. Neste caso temos um exemplo clássico: Apple x Samsung, ou seja, o
consumidor acostuma com um e dificilmente muda.
·
Acesso
a canais de distribuição: Exemplo: Marca de cervejas em bares.
·
Desvantagens
independente de escala: Exemplo: Tecnologia patenteada, acesso
favorável a matéria prima, localização favorável, etc...
Força 2: Intensidade da rivalidade entre concorrentes atuais
A grosso modo falando, quanto maior o número de concorrentes,
maior a rivalidade. Segue abaixo alguns exemplos de casos que podem
intensificar a rivalidade:
·
Quanto mais lento o crescimento na indústria,
maior a rivalidade no setor.
·
As empresas hoje buscam reduzir ao máximo seu
estoque, isto reduz a margem para a venda, assim há maior rivalidade.
·
A falta de diferenciação entre produtos e serviços.
·
Diferenças culturais, etc...
Força 3: Ameaça de produtos substitutos
Significa a possibilidade de os produtos da empresa serem substituídos
por outras soluções no mercado com a mesma necessidade.
Exemplo: Ônibus- Metrô- Uber- Táxi- Bicicleta.
Força 4: Poder de barganha dos clientes
Clientes competem com margens menores, enquanto fornecedores
querem aumentar a margem. Exemplo:
·
O cliente adquire grandes quantidades do total de
vendas da empresa.
·
Os produtos comprados representam grande quantidade
do total de vendas da empresa.
·
A atividade da forma compradora gera poucos
lucros, então é primordial reduzir seus custos de compras.
·
Se os compradores conseguem produzir, mesmo que
parcialmente o produto comprado. Ex: O cliente conhece o processo de produção e
se o custo for alto ele mesmo faz.
·
Quando o produto comprado não é importante para
a empresa.
Uma vez trabalhei em uma empresa, onde certos produtos não
eram importantes para a empresa, ele poderia até ser o melhor, porém não era o único,
podia ser facilmente trocado, portanto a nossa empresa podia negociar uma menor
margem.
Força 5: Poder de barganha dos fornecedores
É o posto da força 4, no entanto, quando um ganha o outro
perde. Neste caso:
·
O fornecedor pode exercer pressões sobre a
empresa
·
Para os fornecedores o poder de barganha muda:
o Quando
o fornecedor a lutar com produtos substituídos para venda na mesma indústria.
Sobe a margem.
o Quando a indústria não é um cliente importante
para o grupo fornecedor. Sobe a margem.
o Quando
produtos vendidos pelos fornecedores é importante quanto insumo. Sobe a margem.
o Quando
o setor fornecedor é dominado por poucas cias e é mais concentrado do que o da indústria.
Sobe a margem.
o Quando
os produtos do fornecedor são diferenciados ou há elevados custos de mudança.
Sobe a margem.
As 5 forças de Porter e as estratégicas genéricas
Como resultado da análise dos 5 tipos de forças a organização
pode adotar as seguintes estratégias:
1. Liderança
no custo total: que nada mais é que quando mais se produz menor o custo
unitário.
2. Diferenciação:
Como o próprio nome já diz, diferenciar os produtos.
3. Enfoque
(ou foco):
·
Enfoque com liderança em custo.
·
Enfoque em diferenciação.
OBS: A liderança de custo e a diferenciação buscam
atender o mercado de forma completa, já o enfoque não. Ele escolhe determinar
segmentos do mercado para atender.
Para finalizar de forma geral, Porter (1989) menciona as
seguintes atividades para toda a indústria:
ü Atividade
primária: Logística Interna, Operações, Logística Externa, Mkt e vendas e
serviços
ü Atividades
de apoio: Aquisições, Desenvolvimento de tecnologia. Gerencia de RH, infraestrutura
da empresa.
Finalizando, o que podemos aprender é que depois de
fazermos essa análise avaliarmos se vale a empresa entrar neste tipo de mercado
desejado.
Bernardo Barragat.
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