As 5 forças de Porter


Fala, Pessoal!

Hoje o assunto em questão falará sobre as 5 forças de Porter, que é um modelo de competividade de mercado. O objetivo é buscar uma posição defensável contra as forças competitivas ou influenciá-las a seu favor. Na verdade, é uma visão ampliada sobre concorrência tradicional.

Agora vamos falar sobre cada força:

Força 1: Ameaça de novos entrantes

Caso haja novas empresas no mercado haverá aumento da oferta e consequentemente diminuição das margens, seja por redução dos preços finais ou inflação dos custos. O interessante é que a ameaça por si só gera competição, porque os preços tendem a manter um nível para que não atraia novos concorrentes. Além disso, pode-se criar barreiras de entrada para retaliar novos entrantes, diminuindo a ameaça. Podemos enumerar seis barreiras de entrada. São elas:

·         Economia de escala: Quanto maior a produção menor o custo unitário.

·         Diferenciação de produtos/serviços: Consolidar a marca com o consumidor, para que assim o mesmo não procure a concorrência.

·         Necessidade de capital: Oferecer produtos e serviços que necessitam de grandes investimentos.

·         Custo de mudança: Trata-se do custo que o consumidor incorre em mudar de fornecedor. Neste caso temos um exemplo clássico: Apple x Samsung, ou seja, o consumidor acostuma com um e dificilmente muda.

·         Acesso a canais de distribuição: Exemplo: Marca de cervejas em bares.

·         Desvantagens independente de escala: Exemplo: Tecnologia patenteada, acesso favorável a matéria prima, localização favorável, etc...

Força 2: Intensidade da rivalidade entre concorrentes atuais

A grosso modo falando, quanto maior o número de concorrentes, maior a rivalidade. Segue abaixo alguns exemplos de casos que podem intensificar a rivalidade:

·         Quanto mais lento o crescimento na indústria, maior a rivalidade no setor.

·         As empresas hoje buscam reduzir ao máximo seu estoque, isto reduz a margem para a venda, assim há maior rivalidade.

·         A falta de diferenciação entre produtos e serviços.

·         Diferenças culturais, etc...

Força 3: Ameaça de produtos substitutos

Significa a possibilidade de os produtos da empresa serem substituídos por outras soluções no mercado com a mesma necessidade.

Exemplo: Ônibus- Metrô- Uber- Táxi- Bicicleta.

Força 4: Poder de barganha dos clientes

Clientes competem com margens menores, enquanto fornecedores querem aumentar a margem. Exemplo:

·         O cliente adquire grandes quantidades do total de vendas da empresa.

·         Os produtos comprados representam grande quantidade do total de vendas da empresa.

·         A atividade da forma compradora gera poucos lucros, então é primordial reduzir seus custos de compras.

·         Se os compradores conseguem produzir, mesmo que parcialmente o produto comprado. Ex: O cliente conhece o processo de produção e se o custo for alto ele mesmo faz.

·         Quando o produto comprado não é importante para a empresa.

Uma vez trabalhei em uma empresa, onde certos produtos não eram importantes para a empresa, ele poderia até ser o melhor, porém não era o único, podia ser facilmente trocado, portanto a nossa empresa podia negociar uma menor margem.

Força 5: Poder de barganha dos fornecedores

É o posto da força 4, no entanto, quando um ganha o outro perde. Neste caso:

·         O fornecedor pode exercer pressões sobre a empresa

·         Para os fornecedores o poder de barganha muda:

o   Quando o fornecedor a lutar com produtos substituídos para venda na mesma indústria. Sobe a margem.

o    Quando a indústria não é um cliente importante para o grupo fornecedor. Sobe a margem.

o   Quando produtos vendidos pelos fornecedores é importante quanto insumo. Sobe a margem.

o   Quando o setor fornecedor é dominado por poucas cias e é mais concentrado do que o da indústria. Sobe a margem.

o   Quando os produtos do fornecedor são diferenciados ou há elevados custos de mudança. Sobe a margem.



As 5 forças de Porter e as estratégicas genéricas



Como resultado da análise dos 5 tipos de forças a organização pode adotar as seguintes estratégias:



1.       Liderança no custo total: que nada mais é que quando mais se produz menor o custo unitário.

2.       Diferenciação: Como o próprio nome já diz, diferenciar os produtos.

3.       Enfoque (ou foco):

·         Enfoque com liderança em custo.

·         Enfoque em diferenciação.



OBS: A liderança de custo e a diferenciação buscam atender o mercado de forma completa, já o enfoque não. Ele escolhe determinar segmentos do mercado para atender.



Para finalizar de forma geral, Porter (1989) menciona as seguintes atividades para toda a indústria:

ü  Atividade primária: Logística Interna, Operações, Logística Externa, Mkt e vendas e serviços

ü  Atividades de apoio: Aquisições, Desenvolvimento de tecnologia. Gerencia de RH, infraestrutura da empresa.

Finalizando, o que podemos aprender é que depois de fazermos essa análise avaliarmos se vale a empresa entrar neste tipo de mercado desejado.

Bernardo Barragat.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o diagrama de Espinha de Peixe e como pode ser adaptado para seu dia a dia

Os 6 E's do desempenho

TAKT TIME – O QUE SIGNIFICA E COMO USAR DE FORMA SIMPLES