O que é “5S”? Podemos utilizar em casa?


Fala, Pessoal!

O texto de hoje vamos analisar como uma metodologia utilizada na indústria pode nos ajudar bastante no nosso dia a dia.

O “5S” é uma metodologia japonesa. Chama-se 5S porque são 5 palavras japonesas começadas com a letra S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que traduzindo para o português significam (Utilização, Arrumação, Limpeza, Higiene e Disciplina).

O objetivo desta metodologia é aperfeiçoar o comportamento das pessoas. Envolve uma mudança de hábitos e atitudes, melhorando o ambiente de trabalho e a qualidade de vida do funcionário. Afinal de contas, um ambiente limpo e organizado é bem melhor, não é?

Então vamos aos 5 S’s:

·        1ºS – Utilização/Descarte:

Devemos ter apenas o que necessitamos, separando o que é necessário e o que não é, evitando desperdício de coisas materiais e de nosso próprio esforço.

Ex.: Trazendo para uma realidade de casa imaginemos aquela pessoa que guarda um monte de papelada, um monte de revistas. Acredito que vocês conheçam alguém assim. Portanto, o que temos que analisar é: Essa papelada é importante? Estas revistas são importantes? Porque muitas vezes guardamos coisas que nunca utilizaremos e só servem para ocupar espaço, não é verdade? Entretanto, caso não tenho utilização devem ser descartadas. Este é o primeiro S.

·        2ºS – Arrumação/Ordenação:

Devemos arrumar o que for necessário utilizando uma metodologia eficiente para facilitar o acesso e manuseio. Arrumar simplesmente não basta, devemos estabelecer critérios para a ordenação, pois só assim, conseguiremos organizar tudo com eficácia.

Ex.: Vamos imaginar uma geladeira moderna, aquela que hoje já tem estabelecido o lugar onde se colocam os ovos, as latas, as garrafas, o gelo, etc... Assim deve ser em todos os cômodos de nossa casa. Quem nunca se perguntou: Onde está a tesoura? Onde está o abridor de lata? Isto significa que nós temos que ter o “lugar” das coisas, pois caso alguém pegue a tesoura, por exemplo, que coloque no mesmo lugar (o lugar dela). Assim sendo, a pessoa que precisar já saberá onde está e não irá perder tempo.

DICA: Se você usa uma coisa com frequência coloque em um lugar de fácil acesso.

·        3ºS – Limpeza:

Devemos manter o local de trabalho/casa e equipamentos limpos e adequados para uso imediato.

Ex.: Nesse exemplo vou utilizar um caso clássico que acontece nas melhores famílias. Imaginamos que você acorda atrasado para ir trabalhar, daí você vai à cozinha preparar uma vitamina e quando vê o liquidificador está sujo! Então, você perde tempo tendo que lavá-lo, correto? A mesma situação acontece no seu trabalho, por isso é importante manter as coisas limpas para o uso imediato.

·        4ºS – Saúde:

Também conhecido como senso de colaboração. Permite criar comprometimento entre os funcionários para que os mesmos criem e mantenham os padrões de limpeza. Preocupa-se com a saúde dos colaboradores em nível físico, mental, emocional e aspectos relacionados a questão ambiental.

Ex.: Podemos imaginar, por exemplo, uma casa onde tem criança. Esta ao acabar de brincar não guarda as coisas e a casa fica toda bagunçada cheia de coisas no chão. Isto faz com que alguém possa tropeçar e cair, se irritar com a bagunça, entre outras circunstâncias. Portanto, é importante termos o senso de colaboração porque alguém pode se machucar, por exemplo, como neste caso descrito.

·        5ºS – Autodisciplina:

Tem como objetivo criar maior respeito e comprometimento com relação a empresa, cumprindo disciplinadamente o que foi determinado.

Ex.: Um exemplo do dia a dia é aquela criança que já tem uma disciplina de arrumar sua cama, lavar sua louça. Isto quer dizer que ela está cumprindo regras. Não é preciso ficar falando para ela fazer, ela já adquiriu sua autodisciplina.

Bom pessoal. Esses são os famosos “5S’s”. Espero que façam bom proveito deles no seu dia a dia. AÇÃO!

Bernardo Barragat.

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