O que é “5S”? Podemos utilizar em casa?
Fala, Pessoal!
O texto de hoje vamos analisar como uma metodologia
utilizada na indústria pode nos ajudar bastante no nosso dia a dia.
O “5S” é uma
metodologia japonesa. Chama-se 5S porque são 5 palavras japonesas começadas com
a letra S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), que traduzindo para o
português significam (Utilização, Arrumação, Limpeza, Higiene e Disciplina).
O objetivo desta metodologia é aperfeiçoar o comportamento
das pessoas. Envolve uma mudança de hábitos e atitudes, melhorando o ambiente
de trabalho e a qualidade de vida do funcionário. Afinal de contas, um ambiente
limpo e organizado é bem melhor, não é?
Então vamos aos 5
S’s:
·
1ºS – Utilização/Descarte:
Devemos ter apenas o que necessitamos, separando o que é
necessário e o que não é, evitando desperdício de coisas materiais e de nosso
próprio esforço.
Ex.: Trazendo para uma realidade de casa imaginemos aquela
pessoa que guarda um monte de papelada, um monte de revistas. Acredito que
vocês conheçam alguém assim. Portanto, o que temos que analisar é: Essa
papelada é importante? Estas revistas são importantes? Porque muitas vezes
guardamos coisas que nunca utilizaremos e só servem para ocupar espaço, não é
verdade? Entretanto, caso não tenho utilização devem ser descartadas. Este é o
primeiro S.
·
2ºS – Arrumação/Ordenação:
Devemos arrumar o que for necessário utilizando uma
metodologia eficiente para facilitar o acesso e manuseio. Arrumar simplesmente
não basta, devemos estabelecer critérios para a ordenação, pois só assim,
conseguiremos organizar tudo com eficácia.
Ex.: Vamos imaginar uma geladeira moderna, aquela que hoje
já tem estabelecido o lugar onde se colocam os ovos, as latas, as garrafas, o gelo,
etc... Assim deve ser em todos os cômodos de nossa casa. Quem nunca se
perguntou: Onde está a tesoura? Onde está o abridor de lata? Isto significa que
nós temos que ter o “lugar” das coisas, pois caso alguém pegue a tesoura, por
exemplo, que coloque no mesmo lugar (o lugar dela). Assim sendo, a pessoa que
precisar já saberá onde está e não irá perder tempo.
DICA: Se
você usa uma coisa com frequência coloque em um lugar de fácil acesso.
·
3ºS – Limpeza:
Devemos manter o local de trabalho/casa e equipamentos
limpos e adequados para uso imediato.
Ex.: Nesse exemplo vou utilizar um caso clássico que
acontece nas melhores famílias. Imaginamos que você acorda atrasado para ir trabalhar,
daí você vai à cozinha preparar uma vitamina e quando vê o liquidificador está
sujo! Então, você perde tempo tendo que lavá-lo, correto? A mesma situação
acontece no seu trabalho, por isso é importante manter as coisas limpas para o
uso imediato.
·
4ºS – Saúde:
Também conhecido como senso de colaboração. Permite criar
comprometimento entre os funcionários para que os mesmos criem e mantenham os
padrões de limpeza. Preocupa-se com a saúde dos colaboradores em nível físico,
mental, emocional e aspectos relacionados a questão ambiental.
Ex.: Podemos imaginar, por exemplo, uma casa onde tem criança.
Esta ao acabar de brincar não guarda as coisas e a casa fica toda bagunçada
cheia de coisas no chão. Isto faz com que alguém possa tropeçar e cair, se
irritar com a bagunça, entre outras circunstâncias. Portanto, é importante
termos o senso de colaboração porque alguém pode se machucar, por exemplo, como
neste caso descrito.
·
5ºS – Autodisciplina:
Tem como objetivo criar maior respeito e comprometimento com
relação a empresa, cumprindo disciplinadamente o que foi determinado.
Ex.: Um exemplo do dia a dia é aquela criança que já tem uma
disciplina de arrumar sua cama, lavar sua louça. Isto quer dizer que ela está
cumprindo regras. Não é preciso ficar falando para ela fazer, ela já adquiriu
sua autodisciplina.
Bom pessoal. Esses são os famosos “5S’s”. Espero que façam
bom proveito deles no seu dia a dia. AÇÃO!
Bernardo Barragat.
Comentários
Postar um comentário